
Missão
Valores
Para o cumprimento do valores identificados, a RPM prossegue os seguintes objetivos:
- valorização e a qualificação da realidade museológica nacional;
- a cooperação institucional e a articulação entre museus;
- a descentralização de recursos;
- o planeamento e a racionalização dos investimentos públicos em museus, decorrentes da aplicação de fundos comunitários;
- a difusão da informação relativa aos museus;
- a promoção do rigor e do profissionalismo das práticas museológicas e das técnicas museográficas;
- o fomento da articulação entre museus e a valorização formativa dos seus profissionais.
Multimédia

Links Úteis
Documentos
História
A Rede Portuguesa de Museus é composta pelos 175 museus que atualmente a integram. A riqueza do seu universo reside na diversidade de tutelas, de coleções, de espaços e instalações, de atividades educativas e culturais, de modelos de relação com as comunidades e de sistemas de gestão.
Inquestionável símbolo de qualidade, de profissionalismo e de rigor na prática museológica, a Rede Portuguesa de Museus promove a valorização de cada museu que a integra e, simultaneamente, sustenta a sua força estratégica no conjunto dos museus que a constituem.
O reforço da RPM e a garantia da oferta de serviços qualificados que vão ao encontro da procura do público, concorrem para uma crescente importância dos museus enquanto agentes facilitadores da mudança social e catalisadores do desenvolvimento cultural, económico e social do país.
Concebida no âmbito de uma Estrutura de Projeto, dependente do Instituto Português de Museus, em 2000, a Rede Portuguesa de Museus é um instrumento essencial na execução da política museológica nacional e na qualificação dos museus portugueses.
Enquanto estrutura de articulação e plataforma de comunicação e de apoio aos museus da RPM, a Museus e Monumentos de Portugal, Entidade Pública Empresarial, procura incentivar o reforço da transversalidade de iniciativas e da comunicação entre os próprios museus da Rede e apoiar a formação, a informação / divulgação e a qualificação dos museus da RPM e, como legalmente lhe compete, assegura os procedimentos conducentes à credenciação de museus que pretendam vir a integrar a Rede Portuguesa de Museus.
Unidade Técnica
Para o cumprimento da missão estipulada e definida, a RPM tem uma unidade técnica com profissionais dedicados em exclusivo ao cumprimento das respetivas competências.
A Unidade Técnica da RPM (UT/RPM) está sediada no Palácio Nacional da Ajuda, enquadrada na Museus e Monumentos de Portugal, E.P.E.
Constituição da UT/RPM:
- Fátima Faria Roque, coordenadora da Rede Portuguesa de Museus
Técnicos Superiores:
- Diana Carvalho
- João Miguel Fernandes
- Jorge Santos
- Rosa Fragoso
- Sofia Costa Macedo
- Susana Gonçalves
Legislação
-
Publicações
A RPM disponibiliza as publicações produzidas no âmbito do cumprimento da sua missão, assim como documentação relevante para os museus RPM.
Os documentos são disponibilizados em formato .pdf e podem ser descarregados gratuitamente.
RPM e as outras redes
-

